Atualmente, diversidade e inclusão são dois temas que estão nos holofotes. Segundo a pesquisa da empresa Glassdoor, nos últimos anos houve um crescimento superior a 30% em vagas destinadas à diversidade e inclusão. De acordo com os dados coletados pela Delloite Insights, organizações que focam nesses dois pilares tendem a se destacar em alguns pontos, como por exemplo:
- Possuem duas vezes mais chances de superarem metas financeiras
- Há três vezes mais chances de terem alta performance
- Em quesito inovação, há seis vezes mais chances de ser inovadora e ágil
- Em relação a melhores resultados, as chances aumentam em oito vezes
Nós da DUPLA acreditamos que uma maior diversidade e inclusão não apenas melhoram os números da sua empresa mas principalmente impactam a vida de mais mulheres. Pensando nisso, separamos algumas dicas para descrever as suas vagas e atrair mais mulheres para a sua empresa.

Dica 1: Adote linguagem neutra nas vagas
Na nossa língua, o gênero masculino é considerado a base e neutro. Quando adotamos esse princípio, o gênero feminino pode ser interpretado como secundário e, além disso, não englobamos as pessoas não-binárias. De forma prática, opte por algumas mudanças para tornar sua vaga mais inclusiva:
- Suprima a desinência de gênero e use os dois artigos. Exemplo : “Envie o computador para o colega ao lado” ⇒ Troque por : “Envie o computador para o ou a colega ao lado”
- Separe os artigos de gêneros com barras ( / ) . Exemplo : “Caros(as) candidato(as)” ⇒ Troque por : “Caros/as candidato/as”
- Utilize E . Exemplo : “Aceitamos todos candidatos” ⇒ Troque por : “Aceitamos todes candidates”
Dica 2: Preste atenção nos requisitos
Sabe aquela sua vaga com um milhão de requisitos, como: Inglês fluente, faculdade na área, tecnologias e habilidades além das necessárias para aquele cargo? *(a famosa pessoa JR, ninja full-stack com 10 anos de experiência 😂).*
Essa vaga vai ter baixíssima quantidade de candidaturas de mulheres! Pois nós mulheres nos candidatamos a uma vaga quando cumprimos 100% dos requisitos solicitados (segundo a mesma pesquisa – Gender Insights Report do LinkedIn – homens se candidatam cumprindo 60% dos requisitos).
Portanto, coloque apenas os requisitos na vaga que são realmente essenciais!
Dica 3: Demonstre a cultura da sua empresa
Descreva um pouco de como é a rotina de trabalho da sua empresa (É mais flexível? Usa metodologias ágeis? A hierarquia é mais horizontal ou vertical?) e como é o quadro de mulheres. Ser a única mulher em um ambiente masculino pode causar muitos desconfortos (muitas vezes, uma atitude considerada normal para alguns homens é uma falta de respeito para as mulheres.)
Além disso, conte um pouco das possibilidades de crescimento e capacitações fornecidas pela organização (mulheres tendem a preferir ambientes onde possam se desenvolver).
Bônus: Evidencie as mulheres da sua empresa
Mostre as mulheres da sua empresa! Faça lives e posts com as colaboradoras contando sobre: a cultura da empresa, rotina de trabalho, desafios da carreira, entre outros temas. Esse tipo de iniciativa mostrará para as futuras candidatas que a realidade vai para além do discurso! 💜