Por Angelita Oliveira
Criar relações de confiança, enriquecer interações humanas e fazer a diferença através da tecnologia descrevem com precisão a principal missão da idwall, uma empresa de tecnologia criada em 2016, com o objetivo de solucionar um dos maiores problemas enfrentados no mundo todo: a falta de segurança no ambiente digital. Hoje, somos mais de 370 idwallers e, desde o início, a representatividade inclusiva tem sido um dos mais importantes pilares para a construção de uma organização diversa, afirmativa e acolhedora. E isso tem tudo a ver com a presença de mulheres na empresa!
O tema “mulheres em tech” não trata só de inovação, mas de inspiração também; por isso, em 16/07/21 reformulamos o grupo #idwomen. O que era um grupo no slack passou a ser uma das iniciativas mais fortes dentro da idwall. O movimento #idwomen é hoje um espaço seguro para pessoas que se identificam como mulheres, onde há troca de conteúdo, experiências, pertencimento e acolhimento. Hoje são mais de 150 participantes no canal!
Para assegurar que elas sigam empoderadas no ambiente de trabalho, estabelecemos o #manifesto-idwomen, um compromisso especialmente firmado que conduz rituais temáticos regulares com um grande propósito de engajamento que são:
- Happy hour #idwomen;
- Onboarding para as novas idwallers se sentirem acolhidas;
- Respeita minha história – espaço para ouvir a história de outras mulheres;
- Terapeutic Hour – espaço para ouvir e acolher mulheres que passaram por experiências traumáticas ;
- Bate papo sobre carreira – ajudamos umas as outras no desenvolvimento profissional;
- #idwomen talks – espaço para as mulheres brilharem, trazendo conteúdos ligados a suas habilidades;
- Conteúdos sobre a causa feminina.
Para manter essa estrutura, é necessário dedicação, mulheres dispostas a fazer acontecer e, principalmente, apoio da empresa. Com isso, formamos um time de 15 mulheres no #manifesto-idwomen, responsáveis por manter a causa em pé, dedicadas em diferentes frentes e organizadas por squads: Eventos, Pessoas, Comunicação, Mentoria & Carreira e Estratégia. Toda semana, temos um encontro marcado para acompanhar o andamento dos rituais e planejar mais ações que aprimorem a autoconfiança e a representatividade, além de combater vieses de gênero.
No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apenas 20% dos profissionais de TI representam a participação feminina – no entanto, as empresas brasileiras ainda promovem mulheres profissionais de tecnologia três vezes menos do que os homens nas mesmas áreas. Aqui na idwall, 43% do quadro de colaboradores são mulheres. Já na área tecnológica, 33% dos cargos são ocupados por elas e, na área de negócios, elas representam mais de 50% das posições, incluindo cargos de liderança. Podemos e queremos fazer cada vez mais, pois é preciso reverter a estatística geral de mulheres como minoria trabalhando com tecnologia.
Ficou com vontade de trabalhar conosco na idwall? Adoraríamos conhecer seu perfil e aumentar a quantidade de mulheres no time! Hoje nós temos muitas vagas abertas: https://idwall.co/vagas/
Como uma das fundadoras e participante ativa do #manifesto-idwomen, posso dizer que não é um desafio pequeno, mas as oportunidades são superiores e os exemplos são uma potência mobilizadora; já temos mais de 150 e contando!
—
Angelita Oliveira
Paranaense, mora em São Paulo há mais de 15 anos, formada em Administração e pós graduada em Big Data e Inteligência de Marketing pela ESPM, e apaixonada pela área de negócios, inovação e tecnologia. Atualmente lidera o time de vendas Key Account na idwall e é fundadora do Women in Sales, além de ser professora de vendas na Gama Academy e atuar como voluntária na ONG JASP nas frentes de Inovação e Planejamento Financeiro.