Como reter talentos em um mercado aquecido?

Por Fayra Miranda

Atividades escolares digitais, jornada de trabalho home-office, reuniões e interações sociais feitas apenas via aplicativos. Há uns anos atrás, isso só era comum e recorrente na série Black Mirror ou em filme de ficção. Porém, a pandemia do Covid não apenas transformou essas ações em corriqueiras, como também acelerou o processo de digitalização. Segundo o Relatório de Estratégia TIC Brasil 2022 (da BRASSCOM), o setor de tecnologia é responsável por 5.2% do PIB brasileiro.

Mulheres Negócio


Nesse cenário de digitalização acelerada e alta relevância econômica, a busca por profissionais na área é crescente. Segundo BRASSCOM, até 2024, teremos a necessidade de 420 mil pessoas para ocupar cargos relacionados à tecnologia. Contudo, há um grande déficit entre quantidade de profissionais qualificados versus demanda necessária (formamos anualmente apenas 46 mil profissionais). Nesse contexto, as pessoas recrutadoras oferecem aos candidatos cargos e salários atrativos (e até propostas internacionais).

Avaliando todo o panorama, talvez você esteja se perguntando: Okay, com tanta competitividade na busca por profissionais, como eu posso atrair e manter talentos na minha empresa?

Com intuito de tentar responder essa pergunta, elaboramos esse texto baseado no relatório Act Like a Staturp. Nele, são mostrados os 5 principais motivos para os funcionários quererem sair de uma empresa.

Dito tudo isso, vamos para as dicas. 😉

1. Dê perspectiva clara sobre a projeção de carreira

Segundo o relatório, 55% dos profissionais estão deixando suas empresas atuais pois não há uma progressão clara de carreira.

Para manter os talentos, é importante definir de forma realista os salários e cargos. Essa atitude, possibilita maior compreensão da pessoa em relação à direção de carreira e quais habilidades serão úteis.

Caso sua empresa seja de pequeno porte, ou com um ambiente mais multifacetado, tente definir de forma objetiva metas macro e tarefas essenciais. Além disso, utilize os feedbacks para alinhar as expectativas entre você e seu(sua) colaborador(a).

2. Forneça possibilidade de novos desafios

Com 33%, o segundo maior motivo para a evasão de um trabalho é a necessidade de experimentar algo novo. Para diminuir a rotatividade de funcionários e aumentar o engajamento dos mesmos, sua empresa pode criar programas de oportunidades de crescimento e manter o seu(a) colaborador(a) sempre atualizado.

Promova projetos desafiadores nas mais distintas áreas da organização, possibilitando a saída da zona de conforto e a existência de desafios constantes.

3. Tenha uma excelente cultura corporativa

Segundo 20% dos entrevistados, eles procurariam outra empresa para trabalhar caso a cultura corporativa da sua organização atual fosse ruim. O mesmo documento aponta:

“As pessoas ficam felizes em trabalhar arduamente, mas os profissionais entrevistados disseram que querem trabalhar em uma cultura que os inspire a fazer o melhor (42%) e a ter autonomia sobre seus projetos (28%)”

Portanto, é extremamente importante colocar em prática a cultura da empresa — nada de ser apenas um cartaz colado na parede ou um trecho no site institucional. Algumas ações podem auxiliar nessa questão, como por exemplo:

  • Entender a percepção das pessoas colaboradoras em relação a sua Employer Branding. Possuir uma boa “marca empregadora” possibilita não apenas a permanência de talentos já existentes, como também captação novos.
  • Fomente a diversidade e acolhimento. Respeite as individualidades dos seus funcionários, torne sua empresa um ambiente acolhedor e com uma cultura de feedbacks construtivos.
  • Reconheça os funcionários. Demonstre para a pessoa colaboradora que ela faz parte da evolução do negócio! Destaque as ações positivas e reconheça a dedicação dos funcionários.
  • Envolva os colaboradores em uma causa. Segundo o especialista em liderança Simon Sinek e seu conceito do Golden Circle, quando realizações ações baseadas em um propósito muito forte, inspiramos mais as pessoas ao nosso redor! Ou seja, não inspiramos pelo o quê, mas sim por quê fazemos.

Trazendo esse esse conceito para o mundo corporativo, seus funcionários precisam entender a missão da empresa e qual é o papel de cada um para cumprir o propósito.

4. Promova qualificação

A quarta principal causa para evasão, com 14% das pessoas entrevistadas, é a busca por qualificação.

Por isso, é importante transformar a sua empresa em um local de aprendizado constante! Multiplique as competências das pessoas colaboradoras. Crie trilhas de qualificações (soft-skills e hard-skills), forneça plataformas de e-learning em parceria com instituições, conceda bônus para cursos e dê reconhecimento para quem se qualifica.

Desenvolver competências nas pessoas colaboradoras gera algumas vantagens como:

  • Ter profissionais qualificados de acordo com as necessidades de sua empresa
  • Diminuir elevados custos relacionados a alta rotatividade
  • Elevar a fidelidade em relação à sua empresa e a sensação de valorização das pessoas colaboradoras
  • Desenvolver a flexibilidade dos seus funcionários perante a mudanças do mercado
  • Aumentar a satisfação das pessoas colaboradoras e elevar a dedicação nas tarefas diárias.

5. Possibilite maior flexibilidade

13% dos profissionais entrevistados responderam que um dos fatores principais para sair de uma organização é a necessidade de maior flexibilidade.

Para criar maior flexibilidade, algumas ações podem ser implementadas:

  • Estabeleça uma política de Job Rotation.

Segundo Armbrust, Job Rotation pode ser definido como:

“(…) o job rotation é a técnica de alocar um colaborador em diversas áreas para que ele se torne um profissional com mentalidade ampla sobre o funcionamento de uma empresa em cada ponto que integra a sua estrutura. (…)”.

Permita que os seus funcionários circulem por diversas áreas, para terem uma visão geral do negócio. Quando abrir uma vaga para determinada área, faça primeiramente um processo seletivo interno.

  • Home-office.

É comum uma pessoa residente de zonas periféricas gastar em torno de 3 horas diárias em para se locomover entre casa e trabalho em uma cidade grande como São Paulo. Ou seja, durante 1 ano há um desperdício de 720 horas em transporte público.

Estabelecer um modelo de trabalho home-office, além de diminuir horas de locomoção pode tornar sua empresa mais flexível. Além disso, gera outros benefícios como :

  • Maior otimização nas tarefas
  • Elevação da produtividade das pessoas colaboradoras
  • Contratação de talentos em diversas regiões
  • Maior motivação da pessoa colaboradora
  • Redução dos gastos para a empresa
  • Jornada de trabalho flexível

Segundo um estudo da Universidade de Granada na Espanha, nossa predisposição natural para sermos produtivos em determinados momentos do dia,é de acordo com o cronotipo (pessoa matutina, vespertina e intermediária).

Com isso, possibilitar uma jornada de trabalho flexível pode além de aumentar a produtividade e manter a pessoa colaboradora na sua empresa.

Manter um talento na empresa não é uma tarefa fácil. Porém, aplicando algumas das ações mencionadas é possível evitar a evasão! 😉

Referências

BBC NEWS. O que é o cronotipo – e por que você precisa saber qual é o seu. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45029532. Acesso em: 28 fev. 2022.

BRASSCOM. Estratégia TIC Brasil 2022. Forúm Nacional . p. 1-44.

EXAME. 10 dicas para atrair e manter talentos na sua empresa. Disponível em: https://exame.com/pme/10-dicas-para-atrair-e-manter-talentos-na-sua-empresa/. Acesso em: 28 fev. 2022.

GUPY. O que é Job Rotation e como implementá-lo na empresa?. Disponível em: https://www.gupy.io/blog/job-rotation. Acesso em: 28 fev. 2022.

Deixe um comentário